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Investimentos

12 de Maio de 2020 as 02:05:21



B2W DIGITAL - Resultado no 1º trimestre/2020: VENDAS EXCEPCIONAIS


B2W Digital - Resultado no 1º trimestre/2020
 
Vendas excepcionais; melhoria de margens  
 
A B2W Digital trouxe resultados referente ao 1T20 muito positivos. Conforme já esperado, além da companhia estar colhendo os frutos da robusta plataforma de e-commerce estruturada ao longo do último ciclo estratégico, ela ainda se beneficiou do fechamento do comércio físico e do aumento da demanda por determinadas categorias de produtos no 1T20 em função da pandemia do Covid-19.
 
Por se tratar de uma das poucas companhias que vem apresentando uma performance positiva mesmo diante de cenário econômico doméstico mais desafiador, a B2W Digital estabeleceu-se, entre os investidores, como um porto seguro no segmento varejista.
 
Nesse cenário, desde a nossa última revisão de preço até a data de divulgação dos resultados do 1T20, BTOW3 apresentou uma valorização de 51,6%, deixando nosso preço alvo aquém do preço corrente, apesar de seguirmos confiantes na tese de investimentos da companhia. Em razão disso, alteramos nossa recomendação para Market Perform até incorporarmos os resultados deste trimestre e uma taxa de desconto que reflita a menor aversão dos investidores aos papéis relacionados ao comércio eletrônico neste momento.
 
Desempenho econômico-financeiro.
 
O GMV (gross merchadise value ou valor bruto de vendas) do 1T20 apresentou um crescimento de 27,4% a/a, apoiado tanto por uma performance positiva tanto do marketplace (+24,5% a/a), quanto do 1P (+31,8%).
 
Observamos que, apesar de ambas as performances terem sido positivas e o GMV ter atendido às nossas expectativas (-0,6% r/e), esperávamos uma maior contribuição advinda do marketplace (-4,3% r/e) e uma menor contribuição do 1P (+9,0% r/e), o qual se beneficiou do aumento da maior exposição à categoria de eletroeletrônicos e o aumento da demanda no início da expansão do Covid-19 no Brasil.
 
Dada a maior participação do 1P no GMV total, a receita líquida também veio superior às nossas estimativas (+7,2% r/e) e atingiu R$ 1,7 bi, +32,3% superior na comparação anual, o que consideramos uma performance muito forte diante do contexto de menor confiança dos consumidores e aumento do desemprego.
 
Vale ressaltar, também, o aumento da margem bruta na comparação anual em 0,4 p.p. a/a, em decorrência da maior assertividade no sortimento de produtos do 1P. Contudo, como esperávamos uma participação maior do marketplace como percentual da receita (contribuindo com uma margem de quase 100%), a margem bruta veio 0,3 p.p. inferior às nossas estimativas. 
 
Não obstante a margem bruta ter vindo um pouco abaixo do estimado, a margem EBITDA Ajustada veio 0,5 p.p. acima r/e, em razão da uma maior diluição das despesas gerais e administrativas enquanto percentual da receita líquida. Na comparação anual, observamos que a maior alavancagem operacional, aliada ao aumento da margem bruta, favoreceu a margem EBITDA Ajustada, que atingiu 7,5% neste trimestre (+1,0 p.p. a/a). Esse incremento das margens, aliado a um resultado financeiro mais favorável, levou a margem líquida a atingir -6,4%, em linha com as nossas estimativas, ante -10,9% no mesmo período do trimestre anterior.
 
Além do desempenho econômico-financeiro acima analisado, destacamos alguns indicadores operacionais que apresentaram uma performance expressiva na comparação anual: 
 
(i) crescimento de 35% no número de pedidos, impulsionado tanto pelo aumento na frequência de compra, quanto por novos clientes; 
 
(ii) expansão da iniciativa Ship From Store (venda eletrônica de produtos pertencentes ao estoques das lojas físicas, o que permite a entrega dos produtos em poucas horas) para 100% das lojas físicas da Americana
e já representando, em março, 25% das vendas do O2O (online to offline); 
 
(iii) inclusão de 8,6 mil novos sellers à base do marketplace nesse trimestre, totalizando 29,9 mil sellers novos nos últimos 12 meses e, por fim 
 
(iv) um sortimento composto por 31,7 milhões de itens, ante 9,1 no mesmo período do ano anterior. Endividamento e Geração de Caixa. Observamos que, neste trimestre, a companhia teve um consumo de caixa de R$ 645,7 milhões em razão do aumento da cobertura do estoque com vistas a mitigar efeitos da pandemia (risco de desabastecimento de produtos cujas peças são provenientes da China), bem como da aceleração do 1P.
 
Não obstante o consumo de caixa, a B2W Digital apresentou uma melhoria do seu endividamento, com redução da dívida líquida de R$ 2,1 bi no 1T19 para um caixa líquido de R$ 339 mi (considerando recebíveis líquidos de antecipação), em função principalmente da redução do endividamento bruto em 19,1% a/a.
 
Confira no anexo a íntegra do relatório de análise do desempenho da B2W Digital no 1º trimestre/2020, elaborado por GEORGIA JORGE, analista senior do BB Investimentos.

Clique aqui para acessar o aquivo PDF

Fonte: GEORGIA JORGE, analista senior do BB Investimentos.





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